terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RESUMO DO PLANO DE TRABALHO:


Esta pesquisa procura observar e documentar uma uma perspectiva qualitativa (DENZIN e LINCOLN, 2000), as visualidades e produtos artísticos dos professores e alunos na área de Artes Visuais, com objetivo de analisar e documentar como a disciplina Arte é tratada nas escolas públicas da rede estadual investigadas.
Como metodologia de investigação, irei utilizar as narrativas, conforme pesquisa de Vasconcelos (2011d), que possam estar presentes como concepções de abordagens de ensino e procedimentos didáticos expressos nas visualidades que registrarei a partir dos diálogos com a população investigada.
No início, devo realizar revisão bibliográfica de literatura especializada na área, de acordo com o projeto da professora orientadora, atentando para como as narrativas podem explicitar discursos nas visualidades no ambiente educacional.
Logo após, deverei partir para o trabalho com elaboração de fichamentos, assim como o planejamento gráfico do Blogger (este em que está) e a produção de resumo expandido para participação em eventos científicos entre os meses de agosto de 2012 a agosto de 2013.
A partir disso, produzirei um roteiro de entrevistas tendo como foco as seguintes perguntas: como as visualidades são utilizadas para o ensino de Artes Visuais? Como as visualidades são apresentadas no ambiente escolar?
A partir disso, produzirei um roteiro de entrevistas e em seguida, iniciarei a aproximação com o campo de pesquisa, com entrevistas semi-estruturadas registradas em áudio e fotografia por meio de visitas às escolas nos meses de agosto a outubro de 2012. Ressalto que no mês de outubro de 2012, participarei do SCIENTEX com pôster sobre o projeto.
Para a finalização do subprojeto, entre os meses de janeiro a abril de 2013, transcreverei as entrevistas, analisarei os dados obtidos de novembro de 2012 a março de 2013, com produção de um artigo sobre a pesquisa. Produzirei o Relatório Final entre os meses de julho e agosto de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário